quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Lavagem Ecológica

Lavar carro não é mais só com água e sabão
08/10/2008 - Texto: Fernando Pedroso
Fonte: iCarros

Esqueça aquela cena na qual o dono do carro está de calção na calçada lavando o seu possante com o esguicho na mão desperdiçando água em um domingo ensolarado. Os carros evoluíram e, junto deles, a lavagem também. A empresa Deep Cleaning, em São Paulo, utiliza o método da linha de produção. ‘São 12 pessoas trabalhando e cada um na sua função. Tem um profissional para lavar as rodas, outro para os vidros e assim vai’, disse Antonio Carlos Cosimato, proprietário da empresa.Este tipo de lavagem já existia nos Estados Unidos e vai desde a lavagem externa até o desmonte completo do interior para uma limpeza mais profunda. O diferencial está no detalhamento. Todos os cantos do carro são lavados, até mesmo quando o cliente opta pelo serviço mais simples. ‘O público brasileiro é mais exigente que o americano, por isso o nosso acabamento é mais esmerado’, diz Cosimato. O nível da minúcia pode ser visto no trabalho do funcionário ao limpar os cantos dos logotipos com um palito ou os detalhes do motor com um pincel e uma esponja.O trabalho, porém, não é barato. Os preços começam em R$ 50 para a lavagem externa e podem chegar a R$ 360, com polimento, aplicação de cera protetora e higienização interna. Este valor é para carros pequenos e médios, e pode aumentar se o veículo for grande, como uma picape, e conforme o estado geral do modelo. A duração do serviço também é longa: pode levar de três horas a dois dias. Economia de água é o atrativo da lavagem a secoApesar do menor gasto de água com a lavagem a seco, o cliente desembolsa R$ 22 por este tipo de serviço. Segundo Guilherme Gmeiner, presidente da DryUp, empresa especializada neste processo, cada carro limpo a seco economiza cerca de 400 litros.Para limpar o veículo, são usados sete produtos diferentes, um para cada área. Para não riscar a lataria, por exemplo, o primeiro passo é aplicar um removedor que, além de tirar a sujeira, cria uma camada de silicone. ‘Ela protege a pintura para que o pano não arranhe; o produto também mantém a lavagem por até cinco dias. Com água e sabão, o carro volta a ficar sujo depois de aproximadamente dois dias’, diz Gmeiner.O gerente comercial, Roberto Prudêncio, é um dos 20 mil clientes que visitam as 19 unidades da rede. ‘A empresa exige que eu esteja com o carro sempre limpo e comecei a lavar a seco pela economia de água, mas gostei do resultado e acabei virando freguês’. A maioria das lojas está em shoppings centers e o serviço pode ser agendado por telefone em algumas unidades. ‘Cada lavagem demora cerca de meia hora, mas a fila varia de três a quatro horas nos finais de semana’, avalia o presidente Gmeiner.

Nenhum comentário: